domingo, 22 de maio de 2011

Inchaço


Encontrei no site M de Mulher, uma matéria bem interessante sobre inchaço e retenção de líquido. Achei super válido e importante compartilhar com vocês, afinal, qual mulher não sofre com esses incômodos não é mesmo?




Em resumo, a matéria diz que a retenção de líquido tem solução e pode ser evitada com simples, mas eficientes hábitos. Além disso, também apresenta uma sugestão de cardápio para aliviar o inchaço. Algumas doenças, como hipertensão e insuficiência renal, causam a retenção. Mas, se a mulher não tem nenhum desses problemas, o inchaço pode ser provocado pelo excesso de peso, as alterações hormonais e o aumento do consumo de sal.



Confira abaixo as dicas da nutróloga Tamara Mazaracki e da nutricionista Mariana Del Bosco:



- Procure reduzir a quantidade de sal na alimentação, principalmente nas refeições feitas após as 18 horas. Uma ótima sugestão é também trocar o sal refinado pelo marinho, que mantém os microorganismos perdidos no processo de refinação. Para usá-lo, é fácil: “Compre sal grosso e moa no liquidificador junto com alguma erva desidratada, como salsa, alecrim ou orégano”, aconselha Tamara.



- Para não perder o sabor dos alimentos com a redução do sal, acrescente algumas ervas frescas ou secas nos pratos: manjericão, alho, cebolinha, alho-poró, noz-moscada, pimenta vermelha, pimenta-do-reino, canela, gengibre…



- Evite alimentos industrializados, pois quanto mais natural a dieta, melhor será a capacidade de drenagem do corpo. Não dispense hortaliças e frutas.



- As hortaliças de melhor poder diuréticos são: aipo, salsa, chuchu, agrião, pepino, repolho, tomate, berinjela, cenoura, aspargos, alcachofra, alface e broto de feijão.



- Já com relação à frutas, dê preferência às mais aquosas, como melancia, melão, abacaxi, pêra, morango, maçã e maracujá.



Sugestão de cardápio anti-inchaço

Café da manhã
- 1 fatia de pão integral
- 1 col. (sopa) de requeijão light
- 1 xíc. de chá-verde

Lanche da manhã - 1 maçã
- 1 iogurte desnatado

Almoço - 2 col. (sopa) de arroz
- ½ concha de feijão
- 1 prato de salada de agrião e vagem
- 1 filé de frango grelhado
- 1 laranja

Lanche da tarde - 1 fatia de abacaxi
- 1 iogurte desnatado

Jantar - 1 prato de sopa de legumes com carne

Ceia
- 1 fatia de melão
- 2 fatias de queijo branco